O Brasil alcançou a marca de 70 milhões de pessoas inadimplentes, ou seja, que estão com dívidas atrasadas. Esse dado, divulgado no final de fevereiro de 2023 pelo Serasa, não é isolado ao destacar como o brasileiro está endividado. Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 3 a cada 10 famílias enfrentam essa situação atualmente.
Nesse cenário, escapar da estatística e não contar com ao menos uma dívida negativada é um desafio. No entanto, torna-se algo possível quando o consumidor dispõe de boas informações. Assim, é mais fácil entender o problema e como se organizar para superá-lo.
O que é dívida negativada?
A dívida negativada é aquela que uma empresa reportou a um serviço de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, depois de um cliente atrasar o pagamento. Esses órgãos também são conhecidos como birôs de crédito.
Qual a diferença entre dívida negativada e dívida atrasada?
Essa é uma questão que costuma levar a bastante confusão. A dívida atrasada não foi paga no período ideal, por exemplo, venceu no dia 20 de um determinado mês e a quitação não ocorreu até esse período.
No entanto, se a empresa que vendeu o produto ou prestou o serviço não fez a notificação do débito a um serviço de proteção ao crédito, a dívida ainda não foi negativada. Só depois que acontece a comunicação é que ela ganha essa definição.
Uma dívida negativada caduca?
Sim, ela caduca. Agora, é importante entender o que isso quer dizer de fato.
A dívida negativada, como já explicado acima, é aquela que está registrada em um serviço de proteção ao crédito. Quando isso acontece, é comum falar que a pessoa ficou com o nome negativado, CPF negativado ou nome sujo, por exemplo.
Depois de um prazo de cinco anos, os birôs não podem continuar mantendo o débito em suas listas. É nesse momento que a dívida é considerada caduca. Apesar disso, vale a pena destacar que a companhia para a qual o consumidor deve tem autorização para continuar a fazer cobranças.
Outro conceito que costuma ser confundido é a dívida prescrita. Esse caso acontece quando a empresa perde o direito de cobrar o valor devido por meio judicial. As condições em que isso ocorre variam e não impedem que o cliente seja contatado para a realização do pagamento, ainda que de modo amigável.
Quais os prejuízos de ter uma dívida negativada?
Um dos principais problemas ao ter uma dívida negativada é que isso atrapalha bastante na hora de conseguir financiamentos. O mesmo vale para pegar empréstimos ou obter novos cartões de crédito.
Além disso, a empresa pode entrar na justiça contra o consumidor com o nome sujo, o que eventualmente causa até a perda de bens da pessoa. Por fim, deixar a dívida correndo faz com que juros e multas sigam aumentando. Esses detalhes comprometem uma negociação futura para solucionar a questão.
Como negociar uma dívida negativada?
Entrar em contato com a companhia a qual deve para negociar a dívida negativada é algo positivo por diferentes fatores. Para começar, taxas e juros param de aumentar quando o acordo é fechado.
Além disso, a empresa tem até 5 dias úteis para tirar o seu nome dos serviços de proteção ao crédito depois de fazer esse acordo de dívida.
Nesse sentido, é possível entrar em contato de várias maneiras. Uma das mais buscadas é o telefone. Conversar com outra pessoa para dialogar e explicar a situação é um dos destaques deste canal. Por outro lado, a lentidão para que haja o atendimento e a falta de autonomia dos atendentes para decisão costumam ser empecilhos.
Com os avanços tecnológicos que chegaram ao setor de cobrança, muitas companhias começaram a realizar atendimentos via chatbots. Para quem ainda não conhece, um bom exemplo são aquelas mensagens automáticas com as quais as empresas respondem via WhatsApp.
Um desafio desse modelo é que as comunicações são pré-programadas. Então, eventualmente, pode ser complicado para o consumidor até explicar o que deseja. Em busca de evoluir as ferramentas on-line para atendimento do consumidor, parte do mercado vem aderindo ao portal de negociação de dívidas.
O que é e como funciona um portal de negociação de dívidas?
Trata-se de um site que serve como ponte entre consumidores e empresas para a negociação de débitos pendentes. Nesse caso, pode ser desde uma conta de luz e de internet até o atraso do pagamento na compra de um tênis. Então, é uma ferramenta bastante ampla.
Uma das vantagens dessa plataforma para as pessoas é que ela reúne várias companhias. Então, caso tenha mais de uma dívida negativada, você consegue resolver tudo em um só canal de uma maneira prática. Além disso, para estimular os acordos, às vezes, esses sites oferecem condições exclusivas para clientes.
Já para as empresas, a vantagem é que há uma concentração das renegociações em um único espaço, o que dá agilidade aos atendimentos.
Ainda que a negociação online costume ser algo bastante benéfico para todas as partes envolvidas, é essencial observar detalhes antes de aderir a essa opção. E isso vale para consumidores e companhias contratantes.
Por fim, é muito importante que a ferramenta disponibilizada seja ágil, simples de usar e transparente. Esses são aspectos que podem estimular ou atrapalhar bastante a negociação. A oferta de crédito para ajudar no acordo e estrutura para facilitar o pagamento por diferentes meios, inclusive PIX, se disponível, também são diferenciais.
Com todos esses atrativos, o portal de negociação de dívidas é um recurso que se apresenta nos dias atuais como uma solução para agilizar e simplificar o cotidiano dos consumidores.
E você? Está com uma dívida negativada e precisa resolver a situação? Aqui no nosso blog, há muitas informações para ajudar você.