O ano de 2022 representou um desafio para quem vive no Brasil quando se trata de finanças. E já existem pesquisas e estudos reforçando esse fato, por exemplo, a Febraban revelou que 34,2% das pessoas tiveram que gastar mais do que ganharam. Ainda, houve um registro de recorde de endividados.
Ademais, é possível enumerar muitos obstáculos, como aumento do custo da cesta básica em vários Estados e instabilidades no mercado de trabalho. Diante disso, como alcançar uma relação saudável com o dinheiro em 2023 sem extrapolar nos gastos?
O planejamento financeiro ajuda a ter momentos de lazer sem que eles virem um problema. Nesse sentido, existe a possibilidade até mesmo de contar com uma Páscoa sem dívidas. Continue a leitura e fique por dentro do assunto.
O que é planejamento financeiro?
De um modo bem sucinto, o planejamento financeiro pode ser entendido como a organização que a pessoa tem para conseguir manter as contas sob controle.
E isso vale tanto para as dívidas do dia a dia como para as excepcionais, como a aquisição de um carro em oferta e uma situação de urgência médica. Essa preparação vai ajudar você a tirar férias e voltar com o orçamento em dia, por exemplo!
O planejamento passa por várias ações que devem ser tomadas, como evitar compras por impulso, ordenar os gastos mensais de acordo com os ganhos regulares e criar uma reserva de emergência.
Qual a importância de ter um planejamento financeiro?
Uma das vantagens do planejamento financeiro é ter maiores chances de não desorganizar toda a sua vida financeira e de sua família em caso de imprevistos. Com contas bem calculadas e reserva financeira para os próximos meses, mesmo a perda de emprego ou um conserto caro e emergencial em casa são mais tranquilos.
Agora, é possível obter os benefícios dessa prática, inclusive, no cotidiano. Ademais, controlar melhor as despesas ajuda a sanar problemas com contas do dia a dia que você julgava que seriam menores. E isso sem se tornar uma dificuldade.
Além disso, essa organização ajuda a juntar recursos para investir. Assim, diminui-se a carga de trabalho ou a dependência de uma atividade profissional para se manter no futuro. Esse seria o ápice do que se convencionou chamar de independência financeira.
Independentemente do seu objetivo com o planejamento financeiro, mais rápido vai alcançar se começar a se preparar o quanto antes.
Planejamento financeiro: qual é o passo a passo?
Falar de um modo simples sobre esse tipo de organização é fundamental e os dados mostram isso. Um estudo feito em 2022 apontou que mais da metade dos brasileiros desconhecem maneiras de montar um planejamento financeiro. Trata-se de um número muito expressivo. Por isso, um passo a passo objetivo com as principais diretrizes é de grande auxílio.
Saiba quanto ganha e gasta mensalmente
Um passo importante e que, às vezes, é ignorado no dia a dia é considerar o que é realista para você em termos de despesas. Aqui, é preciso conferir a remuneração que recebe todo mês e adequar a rotina a esse cenário. Essa primeira etapa para a construção do seu planejamento financeiro é fundamental para as próximas.
Hora de colocar metas de despesas
Não é realista ignorar que vão acontecer situações em que você vai querer realizar gastos esporádicos. Ainda mais após o isolamento por conta da pandemia de Covid-19, que é grande a busca por reencontrar pessoas para lazer e diversão.
Para se organizar financeiramente, é melhor entender que essa situação acaba acontecendo. Por isso mesmo, é necessário se preparar para ela, por exemplo, para uma Páscoa sem dívidas, é interessante pesquisar quanto custam os ovos e alternativas a eles, a fim de planejar o orçamento de março e abril.
Ainda, é preciso pensar quem será presenteado e avaliar se realmente é imprescindível alcançar o gasto máximo com cada pessoa. Uma lembrancinha sempre é uma alternativa válida. Equilibrando bem as exceções em momentos como esse, é possível ter pequenas despesas sem se desorganizar.
Comece a poupar, mesmo que aos poucos
Poupança, contas em bancos digitais que rendem e tesouro direto. Essas são apenas três alternativas em que é possível realizar investimentos com valores baixíssimos e que possibilitam resgate muito rápido.
Entenda que é essencial começar a poupar para construir uma reserva de emergência. Como o próprio termo dá a entender, é aquele dinheiro que você vai usar quando não tiver como adiar uma situação.
Ainda, é ela que vai ajudar você a não usar o cartão de crédito com um valor que não conseguirá pagar depois ou evitar um pedido de empréstimo e até mesmo deixar de pagar a dívida, o que pode levar a multas, juros e nome negativado em birôs de crédito, como SPC e Serasa.
Com esses poucos passos bem objetivos, é possível começar a se organizar. Assim, mesmo que pareça um desafio inicialmente, o importante é começar. Mas se já estiver com dívidas e precisar renegociar, é interessante buscar um marketplace de dívidas.
E lembre-se que buscar conhecimento é sempre um meio para tomar boas decisões em relação ao seu planejamento financeiro. Aproveite uma boa Páscoa sem dívidas e continue a ler nosso blog para mais informações sobre organização de despesas.