Sistema de Cobrança Digital: 3 motivos para sua empresa investir nessa ferramenta
Antes de mais nada, a Transformação Digital tem revolucionado o mundo de diversas maneiras, inclusive no modo como fazemos negócios. Cada vez mais soluções tecnológicas têm substituído, com resultados notáveis, processos analógicos. E uma dessas novidade é o Sistema de Cobrança Digital.
Essa abordagem é uma grande aliada de empresas na busca pela recuperação de crédito. Sobretudo em um país como o Brasil, com elevados índices de inadimplência.
Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizada em dezembro passado, 66,3% dos consumidores no país estavam endividados.
Sua empresa precisa melhorar os índices de recuperação de crédito? Então siga nesta leitura e conheça tudo o que o Sistema de Cobrança Digital pode fazer por sua empresa.
Papel do Sistema de Cobrança Digital
Antes de conhecermos alguns benefícios para empresas, é preciso relembrar, brevemente, qual é o papel dessa plataforma. O Sistema de Cobrança Digital é uma solução que oferece um controle digital da régua de cobrança.
Em outras palavras, é responsável por acionar o cliente, em meios digitais, para informar sobre pendências em seus pagamentos e propor facilidades para realizá-los.
Mas por que se utilizar do meio digital para tal tarefa? A resposta é bem simples: ele promove os canais mais eficientes para a comunicação com o cliente.
Ao longo das últimas três décadas, com a popularização da internet no país, telefonemas e correspondências, dois modelos populares da cobrança analógica, perderam espaço.
Nesse sentido, a comunicação por meio digital, além de ser mais barata, é considerada menos invasiva. E, de quebra, “procura” pelas pessoas no local onde elas geralmente estão.
Conforme pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet (CGI.br), o Brasil alcançou 134 milhões de internautas em 2019. Nada menos que 71% dos lares brasileiros têm acesso à grande rede.
Aceitação e eficiência comprovada
Mas não é apenas o número absoluto de internautas que revela a potencialidade do Sistema de Cobrança Digital. Uma pesquisa promovida pelo Instituto Geoc, no final de 2018, comprova os resultados positivos desse método.
De acordo com o estudo, 48,8% dos brasileiros com contas em atraso utilizam meios digitais para resolução dessas pendências – 20% a mais que no ano anterior. E o melhor: mais de 80% desses usuários aprovaram a experiência.
Um dos benefícios que puxam esse desempenho é a privacidade ao cliente. Afinal, o sistema reduz a necessidade de intervenções humanas, seja por meio de um telefonema ou uma correspondência.
Ou seja, para as empresas, além da possibilidade de encontrar e negociar com o consumidor de maneira mais simplificada, essa solução proporciona controle e monitoramento de carteira mais eficientes, como veremos a seguir.
Três benefícios desse sistema
Em tempos de Transformação Digital, adequar as cobranças a um modelo digital já é indício de que uma empresa não deseja ficar tecnologicamente atrás de suas concorrentes. Mas os benefícios não se restringem a isso.
Entre algumas das principais vantagens dessa solução se destacam, por exemplo:
- Maior controle do processo de cobranças.
- Diminuição de atrasos e inadimplência.
- Melhoria no relacionamento com o cliente.
Benefício 1: maior controle do processo de cobranças
Em empresas com processos analógicos de cobrança, é comum haver erros na comunicação com o cliente. Quanto menos automatizado o processo, mais suscetível estão as empresas a esses problemas.
Com um Sistema de Cobrança Digital, porém, todas essas tarefas são realizadas em um fluxo automático. Garantindo mais fluidez na abordagem.
Além disso, o sistema armazena e fornece dados relevantes sobre o cliente e seu histórico. Aliado à Inteligência Artificial, que trabalha continuamente tais experiências, indicando os melhores caminhos às negociações.
Benefício 2: diminuição de atrasos e inadimplência
Que o Sistema de Cobrança Digital proporciona melhoria na recuperação de crédito a empresas, não há dúvidas. Contudo, para exemplificar esse cenário com dados reais, destacamos um case da Negocie Online.
Nele, a implantação de uma estratégia totalmente digital em uma operadora de TV por assinatura trouxe um resultado 50% maior em relação ao modelo tradicional de cobrança, para clientes do mesmo perfil.
A eficiência proporcionada pelo digital garantiu ainda um aumento de 115% no índice de promessa de pagamentos.
Muito mais do que a recuperação de crédito por inadimplentes, o sistema também atua de forma preventiva. Com a emissão de comunicados sazonais, auxilia o cliente na melhor programação ao seu pagamento.
Benefício 3: melhoria no relacionamento com o cliente
No tópico “Aceitação e eficiência comprovada”, revelamos um índice animador: nada menos que 80% dos usuários de meios digitais para quitação de dívidas estão satisfeitos com a solução.
Além de uma ampla abertura à renegociação, a abordagem polida e eficiente dessa ferramenta auxilia na recuperação de crédito, assim como em um salto na percepção positiva do cliente ante a uma empresa.
Com isso, há inclusive maiores chances desse continuar adquirindo produtos e serviços de sua empresa.
Quais empresas demandam um Sistema de Cobrança Digital?
Em linhas gerais, qualquer empresa poderia se beneficiar desse sistema. Entretanto, para negócios com pequenos fluxos de cobrança, a solução pode parecer de valor elevado. Ou seja: apesar de diversos benefícios oferecidos pelo sistema, a conta não fecha!
Sendo assim, o sistema é altamente indicado a empresas com dezenas de milhares de cobranças mensais recorrentes.
Como encontrar o Sistema de Cobrança Digital adequado à sua empresa?
Essa é uma etapa que exige total atenção da empresa contratante. Contudo, algumas dicas auxiliarão amplamente nesse processo:
- Faça um levantamento do processo de cobranças na empresa e quais são seus pain points.
- Busque por referências de usuários.
- Analise o portfólio e os cases da fornecedora.
- Desconfie de empresas que cobram valores muito abaixo da concorrência.
- Esclareça todas as suas dúvidas com consultores.
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