A Curadoria de Chatbot na Cobrança Digital
Com os aplicativos de mensagens em ascensão, os chatbots estão ganhando popularidade entre empresas e consumidores. Como assistentes virtuais, baseados em inteligência artificial (IA), eles permitem o envolvimento do cliente por meio de mensagens, texto ou fala.
De acordo com o estudo chatbot Market 2022-2030, espera-se que o mercado global de chatbots chegue à marca de US$ 112 bilhões até 2030 ante US$ 18 bilhões em 2020.
Os números confirmam que a tecnologia está em ascensão e só ganha força. No entanto, será que é possível usá-la para negociação on-line?
A integração de chatbots baseados em IA é vital para que as organizações comerciais melhorem a experiência do cliente, atendam às expectativas e tenham sucesso.
Neste post, mostramos como os chatbots podem facilitar (e muito) a negociação de dívidas.
Aproveite o conteúdo!
Por que usar um chatbot para negociação de dívidas?
Neste momento da história, depois de um período de isolamento social e intensa digitalização dos processos, um dos desafios que as empresas enfrentam é a cobrança de dívidas. É uma tarefa trabalhosa, especialmente quando requer um certo nível de personalização e precisa ser feita também nos canais digitais, oferecendo comodidade para os clientes.
O processo de cobrança de dívidas depende muito de chamadas do departamento de cobrança e call center. Mas pode ser diferente. Usar um chatbot para se relacionar e negociar com o devedor é uma solução eficaz, que vem sendo amplamente adotada por empresas de vários setores.
Na prática, ao incorporar os chatbots no processo de cobrança, a empresa garante:
- Atendimento 24 horas por dia 7 dias na semana;
- Praticidade para o cliente;
- Redução de custos com atendimento;
- Agilidade no fechamento de acordos.
Como o chatbot é algo vivo, precisa ser monitorado sempre
Os chatbots são dinâmicos. Eles estão em constante interação com o usuário e, com base no aprendizado da máquina, seguem em ritmo de evolução e aprimoramento contínuo.
Com tantas vantagens, essas ferramentas têm sido incorporadas em vários processos e integrados à estratégia de atendimento digital das marcas. Seja no relacionamento com o cliente, seja na cobrança e negociação, o treinamento de chatbots garante automação no atendimento de um jeito simples, prático e rápido.
Como o chatbot é vivo, ele precisa ser monitorado sempre. Com um processo de curadoria apurado e intenso dentro das operações de chat, viabilizado pelo aprendizado da máquina, o chatbot melhora o desempenho e se torna um negociador especialista em acordos.
Empresas com tecnologia de ponta, como a Negocie Online, não só fornecem os chatbots, mas garantem a evolução deles. A partir do uso da ferramenta, são criados perfis de negociação, de modo que os chatbots passam a contar com recursos para fazer o melhor acordo dentro do processo de automação.
Além disso, o uso de chatbots garante uma experiência única para o usuário quando ele navega nos diferentes canais. Todas as informações referentes ao histórico do cliente estão acessíveis em diferentes etapas, facilitando a interação e melhorando a qualidade do atendimento.
Negocie Online: especialista na digitalização do processo de cobrança com chatbots
Muitas organizações desejam migrar suas operações de cobrança, prevenção e recuperação de crédito do modelo de atendimento convencional de voz para um universo digital. Contudo, não sabem por onde começar. Com o parceiro certo, fica fácil.
A Negocie Online é especialista neste tipo de projeto e já viabilizou a jornada de digitalização do processo de cobrança para muitos clientes.
Em um dos projetos, uma operadora de TV por assinatura via satélite contou com o nosso suporte na jornada de transformação digital. À época, em 2016, a empresa observou que o atendimento convencional já não era mais eficaz. Mesmo com os diversos canais disponíveis, era hora de partir para um atendimento digital.
Nesse momento, a empresa estabeleceu uma forte parceria com a Negocie Online para a construção de uma jornada de atendimento digital.
O objetivo macro foi garantir a melhor experiência para o usuário, assegurando presença nos diferentes canais: app, site e portal de cobrança.
Como solução, a Negocie Online entregou um modelo inovador de autosserviço e atendimento via chat presente em todo o processo de gestão do churn e recuperação de crédito, de forma ágil e amigável.
Neste período, foi possível observar um ganho exponencial na migração dos seus clientes para o mundo digital, refletindo diretamente na economia de PAs de voz. Entretanto, esta migração para o digital gerou um efeito colateral, o aumento de PAs para atendimento de chat, chegando no pico a 240 atendentes.
Além disso, preocupava também o fato de que mais de 44% das chamadas transferidas para essas PAs eram improdutivas. O abandono da chamada pelo cliente, antes mesmo de ser atendido pelo operador, era mais do que frequente.
Para resolver a demanda da operadora de TV, a Negocie Online reinventou o processo digital lançando mão de nova tecnologia de chatbot com inteligência artificial, construindo um assistente virtual especialista em cobrança.
Este robô, entre outras funções, é capaz de: renegociar fatura, emitir boleto, efetuar pagamento por cartão de crédito e restabelecer sinal do cliente.
Logo, a partir das principais demandas dos usuários no chat humano, e de um processo de curadoria intenso, a Negocie Online construiu um robô capaz de tratar mais de 95% das demandas que iriam para o atendimento humano. Um dos resultados positivos da digitalização de cobrança com chatbots foi o incremento de 400 mil novas promessas de pagamento.
Muito além de ser efetivo na recuperação de crédito, o chatbot é parte integrante da melhora constante da experiência digital no atendimento ao cliente, oferecendo sempre comodidade e segurança.
Com o projeto, o parceiro da Negocie Online acumula vários resultados positivos, que geram impactos inclusive na retenção e fidelização dos clientes.
Quer saber mais sobre as nossas soluções personalizadas para automação de cobrança, prevenção e recuperação de créditos? Conheça a Negocie Online. |