Inteligência Artificial na recuperação de crédito: cinco benefícios para sua empresa
Do credor ao devedor, o processo de cobrança foi (e sempre será) um assunto delicado. Contudo, ao longo dos últimos anos, diversas tecnologias têm auxiliado empresas nessa missão. E uma delas é a Inteligência Artificial na recuperação de crédito.
Antes de conhecer mais sobre suas funcionalidades e vantagens, contudo, é necessário compreender o quanto a Inteligência Artificial se torna, cada vez mais, uma aliada no dia a dia das companhias, dos mais variados setores.
De acordo com a pesquisa global Gartner Hype Cycle, organizada pela empresa norte-americana de consultoria Gartner, em 2019, nada menos que 57% dos executivos entrevistados garantiram empregar a IA no desenvolvimento de seus produtos/serviços.
Além disso, 93% deles a consideravam como uma tecnologia primordial à competitividade de suas empesas. Em outras palavras: há uma elevada tendência de a solução ganhar ainda mais espaço em companhias, nos próximos anos.
Por que apostar em Inteligência Artificial na recuperação de crédito?
Basicamente por dois motivos. O primeiro, evidentemente, tem a ver com a praticidade esperada nos processos do setor na condução do cliente no atendimento digital.
O segundo motivo se refere ao atual cenário econômico do país, que tem afetado a capacidade de parcela considerável dos brasileiros manterem suas contas em dia, como aponta a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), deste mês. Este cenário prescinde de uma maior capacidade das plataformas em entender o comportamento do cliente.
Promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o estudo revelou que o número de famílias com dívidas ou contas em atraso caiu de 24,8%, em janeiro, para 24,5% em fevereiro.
Embora tal índice esteja em queda mensal desde agosto de 2020, em um comparativo anual, o resultado ainda é 24,1% superior ao de fevereiro do ano passado.
Diante das incertezas e dos desafios da economia brasileira, adotar Inteligência Artificial na recuperação de crédito se tornou algo ainda mais fundamental à jornada digital dos clientes de maneira efetiva e coordenada.
Mas, enfim, o que a Inteligência Artificial oferece à estratégia de cobrança?
A Inteligência Artificial é um sistema que, agregado a soluções tecnológicas como chatbots e portais de cobrança, auxiliando no armazenamento, cuidado e avaliação de informações. O intuito é promover um processo contínuo de evolução no engajamento do cliente no processo digital.
E essa evolução proporciona os benefícios a seguir.
Benefício 1: maior fluência no contato com o cliente
Atrelada a uma plataforma de acionamento digital, a Inteligência Artificial colabora para um approach adequado com o cliente.
Diferente do acionamento analógico, no qual uma série de fatores podem influenciar o rendimento do colaborador responsável pela cobrança, a abordagem é sempre amistosa, convidativa e personalizada. O foco está na resolução e na retenção desse cliente.
Com o aprendizado contínuo e o constante aperfeiçoamento decorrente da análise dessas interações, o índice de fluência da comunicação é ampliado, assim como a possibilidade de êxito na negociação.
Benefício 2: menos retrabalhos e repercussão negativa à empresa
Pense no seguinte cenário: uma pessoa recebe, continuamente, diversas mensagens com o mesmo discurso de cobrança por parte de seu credor.
Esse cliente não apenas tende a dificultar a negociação: ele poderá fazer um relato negativo sobre esse processo nas mídias sociais. E, até mesmo, acionar meios legais por conta do constrangimento.
Nesse sentido, a IA, aliada à régua de cobrança, proporciona toda a organização e automação necessária para evitar, ao máximo, transtornos dessa ordem. É algo muito mais prático e rápido do que promover treinamentos preventivos. E reduz as chances de problemas jurídicos.
Benefício 3: economia de tempo nos acionamentos
A IA identifica continuamente tendências que podem ser repetidas em determinado grupo/segmento de clientes. Nesse contexto, se ganha tempo, pois há uma personalização da proposta, tornando-a mais adequada às condições do acionado e suscetível a acerto.
Benefício 4: insights para estratégias mais competitivas
A partir das informações e dos dados gerados na interação com os clientes, é possível desenvolver estudos para estratégias mais assertivas. Elas, inclusive, podem ser aplicadas ao atendimento humano (não digital), gerando integração na comunicação ominchannel.
Benefício 5: maior rentabilidade
A soma dos quatro primeiros benefícios constitui um ganho ainda maior à empresa: de rentabilidade. Afinal:
- Há um aumento no índice de êxito das negociações.
- Maior possibilidade de retenção de clientes.
- Menos investimentos em treinamentos preventivos e ações jurídicas.
- Processos mais ágeis, gerando o recebimento de créditos com mais rapidez, e, assim, melhorando o fluxo de caixa da empresa.
- Insights para estratégias que coloquem a companhia à frente de suas concorrentes.
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