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Cobrança
A régua de cobrança automatizada oferece mais praticidade ao dia a dia de empresas no contato com grandes quantidades de clientes.

Régua de cobrança automatizada: cinco benefícios que ela traz ao seu negócio

Importância da régua de cobrança automatizada para o negócio de vendas recorrentes.

Organizar um processo de cobranças recorrentes a centenas de milhares ou, até mesmo, milhões de clientes, não é algo simples. Aliás, é um dos grandes desafios atuais em gestão financeira às companhias. Mas há uma aliada nessa tarefa: a régua de cobrança automatizada.

Embora estejam longe de ser uma novidade, as cobranças recorrentes ganharam espaço ao longo dos últimos anos. Com o crescente acesso à internet em todo o mundo, inúmeras empresas viram a chance de divulgação e desenvolvimento de ofertas no formato de assinatura.

Uma pesquisa, promovida pela consultoria britânica Manifesto Growth Architects, mostrou que 70% dos empreendedores entrevistados acreditam que modelos de filiação e assinatura são o futuro para promover o crescimento econômico de empresas.

Outra pesquisa – essa, porém, no mercado de softwares –, mostra números igualmente favoráveis a essa prática.

Segundo a companhia norte-americana de pesquisa International Data Corporation, em 2022, nada menos que 53% das receitas globais nesse setor serão geradas a partir de modelos de assinaturas.

Nesse contexto, não há dúvidas de que o modelo de cobranças recorrentes é a tendência para os próximos anos. E sua empresa pode desfrutar de um processo coordenado nessa área para garantir a competitividade de seus produtos ou serviços, e, claro, maior lucratividade.

Por que a régua de cobrança automatizada é indispensável a empresas com alto volume de cobranças recorrentes?

A régua de cobrança proporciona um fluxo de comunicações automatizado ao cliente, com o objetivo de quitação de um débito. A matemática é simples: quanto maior é o volume da base de clientes, maior é a necessidade do suporte dessa ferramenta.

Em linhas gerais, ela é indispensável por:

  • Oferecer maior organização no processo de comunicação.
  • Comunicar o cliente de maneira assertiva, auxiliando na redução do churn.

Pense em uma empresa com 100 mil cobranças mensais recorrentes. Por mais que sua equipe de cobrança possa ser competente e dedicada, a possibilidade de envios equivocados de comunicações, ocorridas de um modo analógico, é absolutamente elevada.

Além do não pagamento, o cliente pode se sentir lesado, migrando a uma concorrente e, em um cenário mais delicado, buscar reparações por meio jurídico.

Nesse sentido, é preciso destacar que a Transformação Digital inseriu o cliente como centro das atenções da empresa. Eles ganharam mais voz, e, cada vez, se queixam quanto a problemas em suas experiências de compra.

Segundo levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em outubro do ano passado, as reclamações nos SACs de empresas no Brasil aumentaram 66% em relação ao mesmo período de 2019.

Além disso, os clientes também usam redes sociais e sites de defesa do consumidor para expor sua insatisfação e buscar uma resolução aos problemas. Essa exposição, quando acentuada, representa um dano à reputação de qualquer companhia.

Conheça os benefícios da régua de cobrança automatizada

Mas, enfim, quais são algumas das maiores vantagens para uma empresa que adota uma régua de cobranças automatizadas em sua empresa? Confira abaixo.

Benefício 1: fácil identificação de adimplentes e inadimplentes

A régua de cobrança automatizada oferece um fácil acesso ao histórico de pagamentos dos clientes. E mais do que isso: a partir dessas informações, proporciona um score, no qual é possível identificar, com muita facilidade, quão bom pagador é o consumidor pesquisado.

Benefício 2: permite comunicações personalizadas

Esse é um reflexo direto do tópico anterior. A partir das informações de score, os clientes são divididos em segmentos com comunicações específicas para cada um, garantindo maior assertividade no discurso.

Isso, obviamente, não significa quaisquer diferenças no tratamento! O intuito dessas comunicações é promover uma resolução amistosa entre a empresa e o cliente. Portanto, o speech preza sempre pela polidez e conciliação.

Benefício 3: redução considerável de erros

Os processos automatizados de segmentação e comunicação ajudam a reduzir, a níveis ínfimos, a possibilidade de comunicações equivocadas. Como o envio de um boleto errado ou uma comunicação que não seja condizente à “fase” do cliente.

Esse cenário evita transtornos que podem resultar na perda de um cliente ou ainda problemas como os descritos no tópico “Por que a régua de cobrança automatizada é indispensável a empresas com alto volume de cobranças recorrentes?”.

Benefício 4: mais tempo para estratégias e atividades consultivas

Com a automação de uma tarefa burocrática (o envio das comunicações aos clientes), os profissionais do setor terão mais tempo disponível à execução de atividades mais estratégicas e consultivas, culminando com maiores possibilidades de crescimento.

Por exemplo: com mais tempo disponível, a equipe pode se dedicar a estratégias que maximizem a qualidade dos atendimentos telefônicos. Algo que aumentará as chances de satisfação do cliente e a percepção positiva da marca.

Benefício 5: maior lucratividade

Com todos os aspectos citados nos quatro tópicos anteriores, nada além de maior lucratividade é esperado! Por dois motivos:

  • O aumento na eficiência dos processos de cobrança colabora para ampliar os índices de pagamentos pelos clientes.

A automação dos processos burocráticos reduz erros comuns a gestões analógicas, evitando recursos gastos com processos jurídicos. Valores que podem ser revertidos, inclusive, a ações para o crescimento das atividades da companhia.

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