Over 10 years we help companies reach their financial and branding goals. Engitech is a values-driven technology agency dedicated.

Gallery

Contacts

411 University St, Seattle, USA

engitech@oceanthemes.net

+1 -800-456-478-23

Tecnologia

Big Data: a importância dos dados na estratégia de negócios!

Quanto tempo um gerente de crédito e cobrança geralmente leva para analisar dados e tomar decisões?

Até alguns anos atrás, era necessário uma semana ou até mesmo um mês para fazer isso. Porém, hoje em dia, as coisas não funcionam mais dessa forma, o acesso à informação passou a ocorrer em velocidade recorde e construir estratégias precisas e ágeis é um diferencial para qualquer negócio.

Você utiliza os dados na estratégia de negócios da sua empresa?

Neste artigo explicamos o que é Big Data, qual é a importância de usar os dados e como isso pode ajudar a empresa a otimizar as estratégias de cobrança digital.

Boa leitura!

O que é Big Data?

Antes de explicarmos a importância de usar os dados na estratégia de negócios, é necessário que entendamos o que é Big Data e qual é o seu impacto dentro de uma empresa.

O Big Data é uma ferramenta relacionada ao processamento, armazenamento e transformação de dados em informações de qualidade.

Atualmente, toda e qualquer empresa pode reunir dados sobre comportamento de mercado e os mais diferentes perfis de clientes, certo?

O ponto é que só coletar os dados não adianta absolutamente nada, se não houver um propósito por trás dessa ação e o gerente não souber como usar os dados a favor dos negócios.

A frase que diz que “conhecimento é poder” nunca fez tanto sentido quanto na era que estamos vivendo. O profissional que usa os dados de forma inteligente consegue compreender tudo que está acontecendo na empresa ou ainda pode acontecer. E, em cima desse conhecimento, definir estratégias que trazem resultados efetivos.

A importância de usar os dados nas estratégias

O Big Data consiste no tratamento adequado dos dados para gerar informações que realmente ajudam nas análises e produzam insights valiosos em uma tomada de decisão.

A área de crédito e cobrança desenvolve estratégias baseadas no feeling e na sua percepção sobre os negócios? Até pode ser que sim, mas por que se correria o risco de cometer algum erro, sendo que se tem acesso a um grande volume de dados que podem ajudá-lo a ser mais assertivo?

Na era da competitividade, cometer erros pode ser fatal. Uma decisão equivocada, por menor que seja, pode prejudicar o relacionamento com o cliente e, em casos mais graves, colocar a empresa em jogo.

Mas se o profissional usa o Big Data o risco de cometer erros é praticamente nulo. Isso porque a sua visão sobre os dados se torna mais inteligente e todas as estratégias passam a ser baseadas em dados confiáveis e precisos.

Big Data para otimizar as estratégias de cobrança digital

Quando falamos em Big Data pode até parecer algo genérico, mas no conceito de estratégia de negócio, ele é único e pode ser utilizado de forma inteligente em processos de cobrança.

A régua de acionamento de cobrança, por exemplo, com o Big Data deixa de ser estática para ser mais dinâmica. Geralmente, um cliente atrasa uma dívida por falta de controle financeiro ou simplesmente porque esqueceu de pagar um boleto.

Em uma régua estática, a empresa não teria como saber quando ou se o cliente vai fazer o pagamento, e, nesse caso, não haveria nada mais a fazer do que realizar a cobrança depois de dias, independentemente do perfil desse cliente.

O problema é que cada perfil de cliente reage a isso de forma específica, e muitos podem se sentir incomodados de ver a empresa cobrando algo que eles iriam pagar.

Ou seja, fazer cobranças sem conhecer o comportamento do cliente não contribui para o relacionamento.

Nesse caso, o Big Data faz toda a análise do cliente, observando o histórico de pagamentos com a inteligência de dados e identificando o perfil de clientes que vai pagar um boleto depois de alguns dias, mesmo sem ser acionado.

Já no caso de campanhas direcionadas, a empresa pode usar o Big Data para acessar detalhes do perfil de um cliente, como localização e idade. E, em cima disso, trabalhar ações mais estratégicas com esse público.

Quando a empresa usa os dados, ela consegue conhecer praticamente tudo sobre o cliente que está na sua carteira. E isso pode ajudá-la a identificar exatamente o jeito certo de cobrar essas pessoas e quando cobrar.

Outro ponto interessante do Big Data é que ele pode ajudar na redução do tempo de análise da informação. A área de crédito e cobrança, por exemplo, não precisa mais trabalhar de forma reativa. Tudo pode ser feito em tempo real.

Ou seja, um ambiente de Big Data estruturado e construído alinhado com o negócio serve de base para direcionar as estratégias e garantir a sua correta execução, contribuindo para melhor experiência do cliente também no processo de recuperação de crédito.

Quer saber como usar os dados na estratégia de negócios da sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *